Utilize Microsoft Excel como plataforma para a criação de Dashboards!

Sendo o Microsoft Excel um programa bastante versátil é uma opção óbvia, tendo em conta a sua universalidade e utilização por várias empresas e segmentos de mercado. É um programa bastante utilizado para recolha, análise e tratamento de dados. Com o decorrer da formação os participantes irão criar um dashboard completo de raiz.

  • Objetivos do curso

    Este curso cobre os fundamentos de visualização de dados aproveitando para consolidar a teoria e prática dos conceitos específicos que orientam essa visualização, tais como fórmulas avançadas e tabelas dinâmicas em conjunto com outros comandos para criar dinamismo e iteratividade no Microsoft Excel. Os participantes aprenderão também criar gráficos elucidativos para comunicar efetivamente a história por trás de seus dados.

  • Pré-requisitos

    Os participantes deverão estar familiarizados com o Excel. Deter um bom conhecimento de utilização de fórmulas e funções e boas bases da criação de gráficos em Microsoft Excel.

  • Destinatários

    Profissionais de qualquer área ou analistas de dados que necessitam de criar relatórios e dashboards

  • Duração

    24 Horas | 3 Dias

  • Organização da formação

    Presencial | Live Training

Referencial Programático

O processo: da ideia à entrega.
Princípios de conceção de Dashboards. O contexto e para que são usados.
Que respostas deve o Dashboard dar.
Quais os parâmetros necessários para o Dashboard.
Esboço de criação de um Dashboard.
Criação de um tema no Microsoft Excel.

Quais os dados para o Dashboard.
Qual a frequência dos dados para o Dashboard.
Utilização do Power Query para Importar, Trabalhar e compilar a informação.
As transformações mais usuais de dados com o Power Query.
Carregamento dos dados para Excel (ligações vs importações).
A funcionalidade Append Queries.

Função IF para análise lógica de opções.
Funções de Data e Hora para indicadores de tempo.
Funções SUMIF, COUNTIF, AVERAGE IF para Cálculos Condicionais.
Funções SUMIFS, COUNTIFS, AVERAGEIFS para gestão de vários critérios.
Funções LARGE e SMALL para criação de rankings.
Funções COLUMN(S) e ROW(S) para incrementos dinâmicos.
Função VLOOKUP para as pesquisas fundamentais.
Função INDEX e MATCH para pesquisas complexas.
Funções CHOOSE, SWITCH e INDIRECT para flexibilidade nas pesquisas.
Função OFFSET para criar intervalos e cálculos dinâmicos.
Nomeação de Fórmulas: Fórmulas integradas em Nomes.

Estrutura da Tabela Dinâmica: Campos, Filtros e Contexto.
Formatação de Tabelas Dinâmicas: Criação de Estilos.
Ordenação, Filtros e Grupos. Agrupar Datas.
Cálculos alternativos: Show Values as…
Filtros Dinâmicos: Aplicação do Slicer.
Filtros de Datas Dinâmicos: Aplicação da Timeline.
Estilos de Filtros.
Ligações entre filtros e tabelas dinâmicas.
Formatação condicional para campos da tabela dinâmica.
A Função GETPIVOTDATA para maior flexibilidade de dados.

Aplicação de formatação condicional de acordo com o conteúdo.
Formatação condicional complexa com utilização de fórmulas.

Limitação dos dados a introduzir no Dashboard.
Aplicação de validação de dados com Lista.
Criação de Listas Principais e Listas Secundárias.

Combo Box – Seleção de Opções.
Check Box – Escolha de Valores.
Spin Button – Criar indexação dinâmica.
List Box – Alternativa à Combo Box.
Option Button – Escolha de apenas um valor.
Scroll Bar – Deslizar sobre valores.
Group Box – Agrupar comandos.

Criação de Gráficos.
Tipos de Gráficos mais comuns.
Criação de Combo Charts.
Formatações mais comuns de Gráficos.
Integração de controlos de formulários com gráficos.
Criação de intervalos dinâmicos para gráficos.
Utilização do Name Manager para criar intervalos dinâmicos.

O que está incluído no curso

  • Diagnóstico online para aferição de conhecimentos base do curso.

  • 1/2 dia de entrevistas para conhecer individualmente os participantes as suas expectativas com o curso.

  • Documentação digital interactiva de apoio com os conceitos base mais importantes.

  • Videos de apoio para consulta com os conteúdos core do curso.

  • Laboratórios e exemplos práticos específicos e adequados à realidade da sua empresa.

  • Certificado de frequência de formação profissional ao abrigo da DGERT.

  • 1/2 dia de coaching presencial de apoio pós-formação.

Metodologias Aplicadas

  • As metodologias aplicadas neste curso baseiam-se no método expositivo por parte do formador com resolução prática de todos os exemplos em conjunto com os formandos.

  • Cada tema engloba um ou mais exercícios intermédios ou finais para implementação dos conhecimentos adquiridos.

  • Todos os temas são dinamizados sempre com a componente prática com um exemplo geral ou particular de cada um dos pontos. Análise e discussão de situações específicas juntamente com os participantes.

Live Training a partir de casa ou do escritório!

  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Informações

  • Formação presencial | 399 € (+ IVA)

  • Formação “live training” | 299 € (+ IVA)

  • Formação intra-empresa | Consulte-nos

Próximas edições

Local Setembro Outubro Novembro
Lisboa 23-25 21-23 25-27
Porto 23-25 21-23 25-27
Registo

Registo em Ação de Formação

Ações de formação especializadas.
Registo