Formação de Formadores

Formação de Formadores2019-02-05T15:59:32+01:00

Como empresa especializada em Outsourcing de Formadores, a Source of Knowledge, disponibiliza o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores com uma duração total de 90 horas, devidamente Homologado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) organizado em módulos de 10 horas, contemplando as dimensões: Pedagógica, Organizacional, Prática, Deontológica e Ética, visando responder à evolução e à multidisciplinaridade associada ao desempenho da atividade de formador.

Organização do curso

Com a frequência deste curso, pretende-se que os participantes desenvolvam competências de animação de sessões de ensino-aprendizagem, ficando no final preparados para:

  • Autoavaliar-se face ao perfil de competências pedagógicas desejado, de acordo com o desempenho demonstrado no papel de formador

  • Preparar e planificar unidades de formação profissional

  • Descrever o perfil de competências e funções do formador, de acordo com os sistemas e contextos de formação em que atua

  • Utilizar as estratégias metodológicas adequadas para uma animação eficaz de grupos em formação

  • Controlar de forma eficaz a aprendizagem dos formandos no decorrer das sessões de ensino-aprendizagem, avaliando globalmente as unidades de formação

  • Refletir de forma crítica sobre os sistemas e contextos de formação, construindo e apresentando propostas de intervenção ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional com um caráter inovador

Competências a Adquirir

Pretende que no final os participantes fiquem aptos a:

  • Descrever o essencial do enquadramento legal da formação profissional em Portugal

  • Descrever os diferentes sistemas e contextos de formação profissional

  • Assumir uma postura de autocrítica face a si próprio enquanto formador, de acordo com a análise das competências e capacidades a adquirir e a desenvolver/melhorar

  • Identificar as competências e capacidades que se exigem a um formador nos vários contextos de formação profissional, ao nível técnico-profissional, psicossocial e pedagógico

  • Construir planos de sessão e planos de módulos (unidades de formação), planificando atividades formativas no contexto global de um Plano de Formação

  • Formular objetivos pedagógicos em termos operacionais, servindo de base à orientação do formador para o desenvolvimento da sua atividade formativa

  • Escolher a adotar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequados aos objetivos visados com a formação, ao perfil dos destinatários e ao contexto geral da formação

  • Elaborar e aplicar instrumentos de avaliação das aprendizagens de acordo com os objetivos pedagógicos definidos

  • Adotar atitudes facilitadoras da aprendizagem, animando e motivando de forma eficaz os formandos durante as sessões

  • Desenvolver uma relação pedagógica positiva e construtiva, de acordo com os princípios da formação de adultos

  • Desenvolver o espírito de crítica construtiva sobre a qualidade e eficácia dos sistemas de formação profissional

  • Construir recursos didáticos e multimédia com impacto na formação, explorando-os de forma pedagogicamente relevante, tendo em conta os objetivos visados, conteúdos, estratégia e público-alvo

  • Defender Projetos de Intervenção, assentes na apresentação de sugestões de melhoria da qualidade e eficácia dos sistemas de formação profissional em Portugal

Metodologias

Ao longo do curso, e dada a diversidade dos conteúdos ministrados nos diferentes módulos, serão adotadas várias estratégias metodológicas para dinamizar as sessões. Os métodos pedagógicos a utilizar pelos formadores serão os método expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo. As sessões formativas serão, portanto, animadas de forma metodologicamente variada. Na base haverá uma exposição teórico-prática dos conteúdos programáticos. No entanto, serão privilegiados os métodos ativos e participativos, com um forte apelo à participação e envolvimento dos formandos durante as sessões.

Para uma animação eficaz das sessões, os formandos recorrerão à utilização das seguintes técnicas:

  • Trabalhos individuais e de grupo

  • Tempestades de ideias

  • Estudos de caso

  • Jogos de papéis

  • Simulações

  • Jogos pedagógicos

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

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Contactos

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da Source of Knowledge é devidamente homologado pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional). O IEFP define para estes cursos um número mínimo de participantes para o efetivo início de cada ação de formação (mínimo de 8 formandos). Assim sendo, a confirmação da data de início de cada ação fica sujeita ao número de inscritos e à sua efetiva presença.