Crie relatórios interativos com o PowerBi Desktop!

O PowerBi Desktop permite aos utilizadores criarem relatórios interativos utilizando as ferramentas de modelação de dados. Com o PowerBi Desktop pode importar dados provenientes de várias fontes, preparar os dados e relaciona-los para efetuar analise avançadas com conceitos muito parecidos com os utilizados no Microsoft Excel.

  • Objetivos do curso

    Fique a conhecer as funcionalidades de Modelação de Dados e Business Intelligence que o Microsoft PowerBi fornece para a criação de um modelo de dados uniforme. Explore as ferramentas desde a Importação e otimização de dados, faça análises complexas com a utilização de fórmulas DAX e crie Dashboards com elementos do PowerBi – Visuals.

  • Pré-requisitos

    Para esta ação depreende-se que os participantes já tenham conhecimentos e estejam familiarizados a trabalhar com o Microsoft Excel nomeadamente trabalhar com tabelas dinâmicas e conhecimento sólido das principais funções do Excel.

  • Destinatários

    Utilizadores de Microsoft Excel que pretendem conhecer as ferramentas de Business Intelligence

  • Duração

    24 Horas | 3 Dias

  • Organização da formação

    Presencial | Live Training

Referencial Programático

Interface do PowerBi.
Principais funcionalidades e secções: Report; Data; Model.

Obter dados de ficheiros do Microsoft Excel.
Obter dados através de ficheiros CSV e texto.
Obter dados através de outras bases de dados.
Obter dados através de Pastas.
Importar queries e modelos criados em Microsoft Excel.
Data Source Settings – Restabelecer a ligação a ficheiros.

Transformações básicas de colunas.
Ferramentas para trabalhar texto, dados numéricos e datas.
A funcionalidade Group By.
As funcionalidades Pivot e Unpivot Columns.
Promover cabeçalhos.
Keep / Remove Top, Bottom, Alternate Rows.
Keep / Remove Duplicates.
Keep / Remove Errors.
Criação de colunas indexadas.
Criação de colunas condicionais.
Criação de colunas calculadas adicionais – Campos Calculados.

Função Manage Parameters.
Funcionalidade Merge Queries: Junção de várias “tabelas”.
Funcionalidade Append Queries: Atualização de “tabelas”.
Funcionalidade Combine Queries – Obter dados através de pastas.

Terminologias de Bases de dados: Tabelas, registos, campos e valores.
Tabelas de Dados vs Tabelas de Pesquisa.
Compreender os conceitos de Relações: Tipos de relações.
Criar relações entre tabelas: Exemplos de esquemas de relações.
Edição e gestão de relações no modelo de dados.
Relações Ativas vs Inativas.
O Fluxo do Filtro de contexto: Filtros de 1 sentido e filtros de 2 sentidos.
Ocultar campos no Data Model.
Criação de uma tabela de calendário.

O que é o termo DAX? Compreender os termos e sintaxe.
Adicionar colunas calculadas – novos campos para análise.
Funções “DAX” tradicionais para criar colunas calculadas: Funções de Texto, Lógicas, Data e hora.
Formatar colunas calculadas: Tipos de dados.
Formatar colunas calculadas: Função FORMAT.
Colunas calculadas através de outras colunas: Função RELATED.
Diferenças entre colunas calculadas e medidas (measures).
O contexto de avaliação: Contexto de Linha e Contexto de Filtro.
Funções de Agregação: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MÍNIMO, RANK.
Funções com Iterator (“X”).
Funções de contagem de valores numa tabela.
Funções que retornam Tabelas: FILTER, ALL; RELATEDTABLE.
A função CALCULATE.
Funções Time Intelligence para cálculos de agregação de dados ao longo de períodos de tempo.

A secção Report.
Adição de objetos ao relatório: New page; New Visual.
Aplicação de Filtros: Secção Filters.
Adicionar Filtros DRILLTHROUGH.
Aplicação de vários tipos de Visuals.
Formatação de objetos (Visuals).
Visualização de dados: Desktop vs Mobile.

O que está incluído no curso

  • Diagnóstico online para aferição de conhecimentos base do curso.

  • 1/2 dia de entrevistas para conhecer individualmente os participantes as suas expectativas com o curso.

  • Documentação digital interactiva de apoio com os conceitos base mais importantes.

  • Videos de apoio para consulta com os conteúdos core do curso.

  • Laboratórios e exemplos práticos específicos e adequados à realidade da sua empresa.

  • Certificado de frequência de formação profissional ao abrigo da DGERT.

  • 1/2 dia de coaching presencial de apoio pós-formação.

Metodologias Aplicadas

  • As metodologias aplicadas neste curso baseiam-se no método expositivo por parte do formador com resolução prática de todos os exemplos em conjunto com os formandos.

  • Cada tema engloba um ou mais exercícios intermédios ou finais para implementação dos conhecimentos adquiridos.

  • Todos os temas são dinamizados sempre com a componente prática com um exemplo geral ou particular de cada um dos pontos. Análise e discussão de situações específicas juntamente com os participantes.

Live Training a partir de casa ou do escritório!

  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Informações

  • Formação presencial | 399 € (+ IVA)

  • Formação “live training” | 299 € (+ IVA)

  • Formação intra-empresa | Consulte-nos

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