Funções IF, IFS e SWITCH – Qual é a opção mais eficiente?!

Estou certo de que, sendo uma das principais e mais antigas do Microsoft Excel, todos conhecem a função IF (SE). Aliás, já escrevi alguns artigos, e gravei alguns tutoriais, sobre as suas inúmeras funcionalidades e possíveis utilizações. No entanto, o objetivo deste novo tutorial, é compará-la com as novas funções IFS (SE.S) e SWITCH (PARÂMETRO).

Estas duas funções têm elevado potencial, e vamos mostrar-lhe o que permitem fazer em relação à clássica função IF (SE). De forma complementar, abordamos também outras funções que vão completar as suas análises, nomeadamente a função COUNTIF (CONTAR.SE) e a função FORMULATEXT (FÓRMULA.TEXTO).

E em que diferem estas funções? – Na prática, os seus argumentos são similares. No entanto, a sintaxe é diferente e vai simplificado de função para função. Então, e qual será a mais eficiente? É o que pode conferir no vídeo que partilho aqui!

 

Em primeiro lugar, qual é a utilidade destas três funções?

Em termos práticos, a clássica função IF (SE) analisa condição a condição. Sendo que, quando esta é verdadeira, devolve um certo valor, quando é falsa devolve outro. Para além disso, quando analisamos várias condições, é necessário encadear vários IF (SE). Algo que pode tornar a expressão extensa e complexa!

Para contornar este caso, e torná-lo mais simples, surgiram duas novas funções (apenas disponíveis no Office 2019 ou Office 365):

  • IFS (SE.S) – que avalia uma ou várias condições, possibilitando passar para a próxima condição, quando o resultado não é válido.
  • SWITCH (PARÂMETRO) – onde cada expressão corresponde a um valor, devolvendo um certo resultado e, quando este não corresponde, passa ao próximo. Aqui trabalhamos com um valor pré-definido quando a condição não se verifica.

Agora que sabe a utilidade, qual é a mais eficiente?

Analisar a função mais eficiente é bastante simples de fazer! No cenário que disponibilizo no vídeo, analisamos uma tabela de clientes onde pretendo contar o número de follow-ups para cada mês do ano. Neste caso, aplico as três fórmulas para tirar conclusões sobre qual é a melhor.

Em todos os processos recorro à função COUNTIF (CONTAR.SE), para contar os valores que vão corresponder a cada condição.

Depois de realizar os três processos, pode tirar também as suas conclusões! No entanto, querendo ajudá-lo, utilizamos uma função que lhe vai mostrar a extensão, das funções aplicadas, para cada processo. Nomeadamente, LEN(NÚM.CARACT) encadeada com a FORMULATEX (FÓRMULA.TEXTO):

  • FORMULATEX (FÓRMULA.TEXTO) possibilita converter as fórmulas em texto; e
  • LEN (NÚM.CARACT) conta os caracteres e calcula o seu comprimento.

Estou certo de que, ao visualizar este tutorial, vai reunir o conhecimento necessário para aplicar a função mais eficiente aos seus relatórios do Microsoft Excel!

Mas agora, diga-nos você… IF, IFS e SWITCH, qual será a mais simples e curta, e qual é a vossa opinião sobre a eficiência destas funções? Envie-nos uma mensagem com a sua opinião, e diga-me qual função ou funcionalidade do Microsoft Excel que gostaria de ver analisada mais detalhadamente! Esperamos por si…

Visualizar todos os artigos

Autor | João Teixeira

Autor | João Teixeira

Diretor Executivo | Consultor e Formador Especialista em Microsoft Excel | VBA | PowerBI

Os nossos cursos estão agora disponíveis em “live training”!

Live trainning
  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Confira aqui a nossa oferta!

Últimos artigos

Cursos relacionados que pode assistir!

Microsoft Excel – Aperfeiçoamento
Microsoft Excel – Utilização Avançada
Microsoft Excel – Criação de Dashboards
Workshop Excel – Funções mais comuns
2020-09-04T11:10:25+01:00