Função MATCH – Um complemento a outras funções de pesquisa!

Neste novo artigo, foco-me na função MATCH (CORRESP), utilizada como função de apoio a outras funções de pesquisa. Vai descobrir que esta se torna um excelente auxiliar!

“E porquê utilizaria esta função?!” – poderá estar a questionar-se. Ora, imagine que a sua folha de trabalho contém 2500 registos ou mais, e que a informação do produto consta em qualquer uma das colunas. Nesta situação, por exemplo, necessitamos de uma fórmula que nos indique a linha em que se encontra o produto!! É aqui que entra a função MATCH (CORRESP).

Com esta função, podemos encontrar, num determinado intervalo, a primeira ocorrência que responde ao valor pesquisado (texto ou número). Ou seja, a função deve ser utilizada quando pretendemos apenas saber a “posição” em que o valor se encontra, em vez do valor especificamente.

Neste breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos. Uma excelente oportunidade de começar a utilizar a função MATCH (CORRESP), para facilitar as suas análises de bases de dados! Vamos lá?!

Comecemos pela sintaxe…

Lookup range (matrix_prox) – aqui indicamos o intervalo que estamos a examinar para a correspondência do valor. Este intervalo deve ser apenas uma linha ou uma coluna.

Match Type (tipo_corresp)aqui temos três opções:

  • = 1, aqui estamos a indicar que queremos que o intervalo da pesquisa corresponda os valores listados em ordem ascendente. Ou seja, a função devolve o valor mais próximo, mas inferior ou igual, ao valor pesquisado.
  • = – 1, neste caso queremos que o intervalo da pesquisa corresponde os valores listados em ordem descendente. Ou seja, devolve o valor mais próximo, mas superior ou igual, ao valor pesquisado.
  • = 0, irá devolver a posição no intervalo que contem a primeira correspondência exata do valor pesquisado.

Quando o valor não é encontrado em nenhuma destas circunstâncias, a função devolve o conhecido #NA (#ND).

Na maioria dos casos, utiliza-se a correspondência exata (= 0). No entanto, se o argumento não for especificado, assume-se o valor Match Type (tipo_corresp) = – 1.



Faça o download dos ficheiros do tutorial, de forma totalmente GRATUITA!





Passemos ao exemplo prático…

O nosso cenário de exemplificação contém uma tabela simples, com uma coluna com o nome do produto e a partir da qual queremos chegar ao seu valor unitário.

Normalmente, a maioria das pessoas utilizaria a função VLOOKUP (PROCV) que é, obviamente, a função mais conhecida. No entanto, caso a coluna do produto não seja a primeira do vosso intervalo, e a coluna do valor unitário não esteja posicionada à sua direita, esta função não irá funcionar! Precisamos de novas abordagens.

Ao colocar a expressão MATCH (CORRESP) na célula que pretende, esta apenas devolve a posição do valor pesquisado, que, no cenário em que nos encontramos, para o produto “BROOKS” corresponde a posição 7.

Complemento da função VLOOKUP (PROCV), INDEX (INDICE) e MAX (MAXIMO)

Agora estamos a chegar ao objetivo deste artigo, utilizar a MATCH (CORRESP) como um complemento de uma série de funções de pesquisa.

Para isso, acrescentamos esta função como argumento da função INDEX (para este cenário), que será o argumento row_num (núm_linha).

Neste cenário, a função INDEX (INDICE) está agora devolver no intervalo que corresponde ao intervalo que contém os valores unitários, e, com a ajuda da função MATCH (CORRESP), devolve a posição exata do valor, em função do nome do produto pesquisado!

Ao consultar este breve tutorial, pode ver esta situação perfeitamente demonstrada em poucos minutos e começar a utilizar a função MATCH (CORRESP) para facilitar as suas análises de bases de dados!

Visualizar todos os artigos

Autor | João Teixeira

Autor | João Teixeira

Diretor Executivo | Consultor e Formador Especialista em Microsoft Excel | VBA | PowerBI

Os nossos cursos estão agora disponíveis em “live training”!

Live trainning
  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Confira aqui a nossa oferta!

Últimos artigos

Cursos relacionados que pode assistir!

Microsoft Excel – Aperfeiçoamento
Microsoft Excel – Utilização Avançada
Microsoft Excel – Criação de Dashboards
Workshop Excel – Funções mais comuns
2020-09-10T09:37:32+01:00