Sabe personalizar a interface do Microsoft Excel?!

Quantas vezes já sentiu a necessidade de ter um espaço de trabalho personalizado, no seu Microsoft Excel?! Neste novo artigo, exatamente isso! Como podem, de uma forma prática, personalizar a vossa interface do Microsoft Excel.

Assim, podem ter uma seleção de comandos mais utilizados, o que permite poupar tempo na execução de tarefas mais rotineiras, como copiar e colar valores. Adicionalmente, pode ainda ter algumas formatações mais habituais, que tenham de fazer nos ficheiros.

A personalização do ambiente de trabalho, consiste em definir comandos na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido (Quick Access Bar) e também no Friso (Ribbon). No entanto, pode também definir outro tipo de customizações, como a criação de novos menus ou alterar o menu de contexto (botão direito do rato) com linguagem de programação VBA.

Como personalizar a Barra de Acesso Rápido

Esta barra, como o nome indica, encontra-se no topo da aplicação, onde podemos colocar uma seleção restrita das preferências dos comandos mais utilizados.

Apesar desta ser uma barra onde podem ser adicionados vários comandos, por simplicidade, devemos colocar uma quantidade razoável, de modo a não perder a objetividade.

Para personalizar a barra, basta, seguir a opção “Mais Comandos…”.

Quando a caixa de diálogo abre, basta seguir os seguintes passos:

  1. Verificar que estamos a personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  2. Escolher, no menu, o grupo ou categoria de comandos que pretendemos adicionar, sendo que o Excel tem uma categoria dos “Comandos mais utilizados”.
  3. Escolher o comando a adicionar à Barra de Ferramentas
  4. Pressionar o Botão Adicionar
  5. Repetir o processo a partir do ponto 2 para adicionar novos comandos.

Para além disso, pode sempre explorar as seguintes opções, que também consideramos interessantes:

  • Mostrar a Barra de Ferramentas abaixo do Friso: Opção que permite colocar a barra imediatamente abaixo do friso, possibilitando a inclusão de mais comandos se houver necessidade.

  • Onde guardar as configurações?! Podemos guardar as configurações para todos os documentos (Predefinição) ou apenas para o livro atual, caso os comandos sejam frequentes apenas no livro em que estamos a trabalhar.

  • Alterar a ordem dos comandos por preferência: A organização visual conta muito para a eficiência do trabalho. Podemos organizar os comandos de acordo com a nossa preferência.

  • Exportar ou importar as nossas preferências: Depois de definida uma configuração, podemos exportá-la para um ficheiro, que pode ser reaplicada noutro PC ou partilhada com outros utilizadores.

  • Guardar o ficheiro de configuração.

Personalização do Friso (Ribbon)

O Friso é, nada mais, nada menos, do que a antiga barra de ferramentas do Office, que nos acompanha com este novo formato desde a versão 2007, tendo vindo a evoluir a cada versão.

É uma das zonas mais importantes do ambiente de trabalho do Excel, pois é onde se encontram, agrupados por menus e categorias, as principais funcionalidades. Por exemplo, a formatação, criação de fórmulas, inserção de objetos (imagens, gráficos, formas…) ou mesmo tabelas dinâmicas.

Aqui podem ser acrescentados novos menus, grupos de comandos (que podem incluir um conjunto de comandos mais utilizados, como a Barra de Acesso Rápido), bem como outros comandos totalmente personalizados. Estes comandos resultam de Macros que gravamos ou rotinas executadas com VBA.

Para o personalizar, acede ao menu de contexto, pressionando o botão direito do rato em qualquer zona livre do Friso.

Personalizar nas opções do Microsoft Excel

Outra opção é através do menu de personalização do friso nas opções do Microsoft Excel: Menu Ficheiro – Opções – Personalizar Friso.

A janela é em tudo semelhante à janela de personalização da Barra de Acesso Rápido, assim, utilizamos a mesma metodologia que o exemplo anterior para acrescentar os comandos.

Criar um separador para agrupar comandos

Para criar um separador, clicamos no botão Novo Separador.

Personalizar o Separador e o Grupo

Quando é criado um separador é definido também um grupo (Categoria) de comandos que podemos definir para organizar o Menu. Cada um destes elementos pode ser personalizado alterando o seu nome.

  • Alteração do Nome do Menu

  • Alteração do Nome do Grupo

Adicionar os Comandos ao Menu / Grupo

Podemos criar o número de grupos que acharmos necessários dentro de um Separador, e criar separadores à medida da necessidade.

Depois de criado o Separador e o Grupo, o processo é igual ao explicado anteriormente para acrescentar os comandos ao grupo.

O Separador personalizado

A configuração do Separador e Grupos pode ser exportada da mesma forma que o exemplo anterior com a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e é também possível repor as definições de base da Barra de Ferramentas.

Transforme o seu ambiente de trabalho da forma mais prática possível, e trate dos seus dados com a maior agilidade e facilidade possível. Caso tenha alguma dúvida, contacte-nos.

Visualizar todos os artigos

Autor | João Teixeira

Autor | João Teixeira

Diretor Executivo | Consultor e Formador Especialista em Microsoft Excel | VBA | PowerBI

Os nossos cursos estão agora disponíveis em “live training”!

Live trainning
  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Confira aqui a nossa oferta!

Últimos artigos

Cursos relacionados que pode assistir!

Microsoft Excel – Aperfeiçoamento
Microsoft Excel – Utilização Avançada
Microsoft Excel – Criação de Dashboards
Workshop Excel – Funções mais comuns
2020-10-21T18:42:44+01:00