Símbolos como alternativas à formatação tradicional no Excel

Temos um vasto leque de tutoriais sobre formatação condicional, mas hoje quero dar-lhe um twist. Já pensou que pode utilizar símbolos e torná-los personalizáveis para tornar os seus relatórios mais apelativos?!

Neste tutorial, mostro alternativas aos ícones automáticos do Microsoft Excel. Com um método simples e flexível pode instantaneamente aumentar o seu leque de opções de formatação condicional para indicadores e dashboards.

Não só através de símbolos, mas também com cores, mostrar-lhe-ei como consegue melhorar, em muitos casos, a performance dos seus ficheiros.

Como sempre, vou fazer uso de algumas funções já conhecidas, para potenciar os resultados e sua automação. Tais como:

  • SWITCH (PARÂMETRO)
  • CHAR (CARACT)
  • AND (E)
  • REPT (REPETIR)

Com estas ferramentas, e através de um cenário simples, pode utilizar a sua criatividade e explorar as inúmeras possibilidades que tem, personalizando os seus símbolos de acordo com a sua necessidade! Vejamos um resumo daquilo que vamos analisar no vídeo…

Destacar valores no seu Dashboard

Como sabe, através do método tradicional de formatação condicional, pode dar diferentes destaques aos valores das suas tabelas.

Esse destaque pode ser feito através de símbolos ou cores para cada conjunto de valores e até barras. No vídeo, através de um exemplo simples, mostro como terá de proceder para aplicar os ícones de forma correta, numa coluna à parte, como o Microsoft Excel assim o exige.

No entanto, os métodos tradicionais do Microsoft Excel não permitem uma grande flexibilidade, por isso, apresentamos alternativas mais dinâmicas.

 

Como tornar os símbolos mais dinâmicos

Os seus símbolos podem ser geridos consoante os valores das suas tabelas, com o recurso à formatação condicional. Pode também associar a certas cores, para tornar o relatório mais apelativo.

No vídeo, indico como conseguirá fazer uso de um vasto leque de símbolos, aplicáveis com o código de caractere. Como vamos fazer isso?! Pela função CHAR (CARACT), que faz corresponder um ícone a um valor numérico.

Essa função é inserida numa função SWITCH (PARÂMETRO), também já bastante tratada noutros tutoriais.

Pela sua versatilidade, consegue logo tratar várias condições simultaneamente, com o auxílio da função AND (E), que permite escrever várias condições.

Depois de saber como transforma os seus valores em símbolos, para uma maior fácil leitura, pode também adicionar cores, através da formatação condicional. Alternar entre símbolos é tão fácil como mudar o tipo de letra!

Leitura fácil e intuitiva dos seus dados com barras

Fazer corresponder barras aos seus valores, vai tornar o seu relatório de leitura muito mais fácil.

Aqui, a diferença para os símbolos é a repetição de um caractere um n número de vezes. Isto é possível através da função REPT (REPETIR). Estas barras diferem consoante o número da célula que estamos a tratar.

Mais uma vez, neste cenário, mostramos como pode personalizar facilmente as suas barras com regras de formatação condicional.

Não perca este novo vídeo e torne os seus relatórios mais dinâmicos! Envie-nos uma mensagem com a sua opinião, e diga-me qual função ou funcionalidade do Microsoft Excel que gostaria de ver analisada mais detalhadamente!

Visualizar todos os artigos

Autor | João Teixeira

Autor | João Teixeira

Diretor Executivo | Consultor e Formador Especialista em Microsoft Excel | VBA | PowerBI

Os nossos cursos estão agora disponíveis em “live training”!

Live trainning
  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Confira aqui a nossa oferta!

Últimos artigos

Cursos relacionados que pode assistir!

Microsoft Excel – Aperfeiçoamento
Microsoft Excel – Utilização Avançada
Microsoft Excel – Criação de Dashboards
Workshop Excel – Funções mais comuns
2020-09-04T11:10:11+01:00