Um ano de Youtube – Relembre o início connosco!

Depois da série de verão, nada melhor que celebrar o primeiro ano deste projeto tão desafiante. É verdade, já passou um ano!

Sempre foi de meu interesse pessoal, e profissional, criar um projeto que permitisse, entre outros aspetos, dar um pouco de mim, e da minha experiência profissional, ao público em geral. O Youtube, o Linkedin e o site da Source of Knowledge, foram as plataformas escolhidas para a divulgação. Através destas, partilhei convosco, e continuarei a partilhar, conhecimentos adquiridos através dos mais de 17 anos de experiência que possuo na área. O objetivo, em si, sempre foi ajudá-lo a otimizar o seu trabalho diário, através da implementação de ferramentas, e pequenas dicas de Microsoft Excel, VBA e, até, Business Intelligence.

Assim, ao longo deste ano, abordámos várias ferramentas e técnicas para que tire o maior partido das, e nas, plataformas mencionadas. Para celebrar, nada melhor do que relembrar dois dos temas chave e, também, dos primeiros que abordámos aqui neste espaço:

  • Microsoft Excel | Função IF – A Função de lógica mais conhecida!
  • Microsoft Excel | Consolidação de Dados vs Power Query

Vejamos de seguida os tutoriais que começaram tudo, e subscreva o nosso canal do Youtube, para ser notificado sempre que sejam publicados novos vídeos. Bom trabalho! 😉

Microsoft Excel | Função IF – A Função de lógica mais conhecida!

Em todos os artigos em que abordamos a função IF, tratamo-la como uma das mais conhecidas e utilizadas. E sim, é, na verdade, uma das mais antigas e principais do Microsoft Excel. No entanto, damos agora um passo atrás… sabe o que realmente faz esta função?!

Esta função permite avaliar uma condição e retorna um valor em função dessa condição:

  • Quando a condição é Verdadeira (TRUE), a função devolve um valor;
  • Caso a condição não se verifique, sendo Falsa (FALSE) devolve outro valor.

A condição é sempre um teste lógico, que será avaliado e que pode ser tão simples como o facto de uma célula ter conteúdo. Simples, certo?! Para além de simples, é bastante versátil e pode ser aliada a muitas funções para dinamizar as análises.

Neste vídeo pode ver, com exemplos práticos, uma introdução a esta função. Na nossa secção de tutoriais tem também vários que a relacionam com outras. Confira aqui!

Microsoft Excel | Consolidação de Dados vs PowerQuery

Outro tema bastante importante, e que abordámos em tutorial, é a comparação entre a Consolidação de Dados e o PowerQuery, duas ferramentas distintas, mas que permitem compilar dados provenientes de várias origens.

Neste cenário, apresentamos três folhas de Microsoft Excel distintas. Cada uma representa um ano (2016, 2017 e 2018), com a receita mensal de produtos vendidos. O objetivo é agregar, numa folha de “Resumo”, os valores de venda de cada produto, somando os três anos.

Para resolver esta questão, apresentamos-lhe duas soluções distintas:

Solução 1: Consolidação de Dados

A consolidação de dados permite-nos consolidar intervalos provenientes de várias localizações (folhas ou intervalos), utilizando uma função de agregação, como por exemplo a SOMA, MÉDIA ou CONTA. Isto resulta na compilação desses mesmos dados numa nova única folha. Os passos são muito simples pode vê-los exemplificados no tutorial!

Solução 2: Compilar Dados com PowerQuery

Uma das funcionalidades mais comuns do PowerQuery é a possibilidade de realizar consultas a intervalos, ou tabelas provenientes de várias origens, transformar os seus dados e, por fim, combinar as pesquisas. Isto resulta numa folha final com os dados compilados. O que também vai poder ver no tutorial.

Com isto, não queremos dizer-lhe que deve utilizar uma em detrimento de outra. Apenas lhe queremos apresentar soluções que pode adaptar às suas necessidades consoante o contexto.

Continuarei, obviamente, a abordar e a partilhar temas que penso serem os mais relevantes para a análise de dados, para a elaboração de relatórios e, consequentemente, para a otimização do seu trabalho. No entanto, estou sempre aberto a qualquer tema que gostasse de ver explorado, no âmbito destes softwares. Diga-me aqui quais são as suas dificuldades, e bom trabalho!



Visualizar todos os artigos

Autor | João Teixeira

Autor | João Teixeira

Diretor Executivo | Consultor e Formador Especialista em Microsoft Excel | VBA | PowerBI

Os nossos cursos estão agora disponíveis em “live training”!

Live trainning
  • Poupe tempo para a formação reduzindo as deslocações dos seus colaboradores.

  • Assista à formação a partir de casa ou no seu escritório.

  • Qualifique mais colaboradores mesmo estando “deslocalizados”.

  • Formação em direto e tempo real com total colaboração entre participantes e formador.

  • Sequências de aprendizagem suportadas por vídeos, focadas num só objetivo pedagógico e de curta duração.

  • Acesso a todos os recursos e benefícios da formação presencial incluindo materiais de apoio.

  • Facilidade de comunicação e em tempo real com os colegas e formadores.

Confira aqui a nossa oferta!

Últimos artigos

Cursos relacionados que pode assistir!

Microsoft Excel – Aperfeiçoamento
Microsoft Excel – Utilização Avançada
Microsoft Excel – Criação de Dashboards
Workshop Excel – Funções mais comuns
2020-09-24T09:00:16+01:00